Comit de Desburocratizao

ACIAG, Polos Industriais e o SEBRAE se unem para promover o desenvolvimento aparecidense

O municpio de Aparecida de Goinia o grande Oasis da economia do Centro-Oeste brasileiro movimentando um PIB superior a R$ 12 bilhes. Uma verdadeira mquina de sucesso, que possui mais de 40 mil CNPJs e fomenta 100 mil empregos formais. Nmeros robustos, que atraem investidores e geram oportunidades. Entretanto, analisando mais de perto, alguns gargalos foram detectados, principalmente referentes a burocratizao. Desta forma, visando superar estes obstculos, a ACIAG, os Polos Industriais e o SEBRAE se uniram com o objetivo de criar um grupo de entidades e empresrios. Assim foi criado o Comit de Desburocratizao.

O presidente da ACIAG, Leopoldo Moreira Neto, ao observar as demandas empresariais, iniciou um dilogo com o Coordenador do Escritrio Regional do SEBRAE em Aparecida de Goinia, der Jos de Oliveira e ambos perceberam que apesar de toda pujana aparecidense, ainda h potencial para o desenvolvimento. Somos uma cidade empreendedora, de gente trabalhadora e que caminha a passos largos para se tornar a principal economia do interior goiano. Para isso, precisamos encarar o desafio de desburocratizar nosso municpio. Um processo factvel e que precisa ser concludo por vrios setores. Pensando nisso, ao lado do SEBRAE iremos criar um comit que ter o objetivo de convergir os anseios empresariais e da sociedade com os poderes pblicos. Para termos xito nessa jornada, iremos convidar para fazer parte deste debate o prefeito Gustavo Mendanha, secretrios, vereadores, entidades classistas e os presidentes dos polos empresariais. Precisamos desburocratizar para crescermos cada vez mais, o que fomentar o desenvolvimento socioeconmico de Aparecida, ressalta o presidente, que afirma que o quadro de diretoria da ACIAG conta com exmios contabilistas, que auxiliaro neste processo. Leopoldo destaca tambm que convidar a OAB e Universidade Federal de Gois para o fazerem parte e contriburem com o Comit.

Segundo o SEBRAE alguns pontos em especial devem ser analisados, visando inclusive a atualizao da legislao aparecidense. Tanto a Prefeitura, quanto a Cmara so parceiras do empreendedorismo e sempre nos auxiliam, pois reconhecem que os benefcios so gerao de empregos e aumento de divisas, destaca Eder, que enfatiza que entre as aes do Comit est a criao de um documento que ser apresentado Cmara de Vereadores e aos secretrios aparecidenses. Se faz necessria a modernizao de nossa legislao, bem como a desburocratizao em diversos segmentos do executivo. Para tanto vamos nos aproximar de todas as secretarias e tambm de nossos vereadores. Em nosso primeiro encontro tivemos a oportunidade da presena da vereadora eleita, Valria Palmerston, mas nosso intuito integrar todos os vereadores eleitos para enviarmos ainda no primeiro trimestre de 2021 nossa sugesto para transformar a realidade econmica de nossa cidade, afirma o coordenador do SEBRAE.

Com a criao do Comit de Desburocratizao ser possvel a regularizao das empresas em atividades no municpio, bem como a chegada de novos empreendimentos. Entre os aspectos que sero debatidos esto as licenas sanitrias, alvars de funcionamento, legislao municipal, plano diretor e outros temas, que podero ser apresentados pelos representantes. As reunies sero realizadas quinzenalmente na sede da ACIAG.