Saldo Positivo

2020 positivo em Aparecida

Na contramo da crise econmica causada pela pandemia do coronavrus, Aparecida de Goinia encerra 2020 com nmeros positivos na gerao de empregos e abertura de novas empresas. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Junta Comercial do Estado de Gois (Juceg) apontam que mesmo em um ano atpico a economia da cidade no foi abalada, ao contrrio, cresceu em relao ao ano anterior.

Neste ano, entre janeiro e novembro, Aparecida atraiu 1.281 novas empresas. O nmero 2,65% maior em relao ao mesmo perodo de 2019. Apesar dessa pandemia, ns acreditamos que quando o IBGE divulgar os nmeros (PIB), ns devemos ter um crescimento na casa dos 10%, projeta o secretrio da Fazenda, Andr Lus Rosa, ao avaliar o desempenho da economia local neste ano.

Alguns fatores como a localizao no centro do pas, permitindo escoamento da produo para diversas regies do pas, e consolidao de diversos polos industriais e de servios justificam a chegada de novos investidores. Segundo Andr Rosa, a gesto municipal tem criado mecanismos para facilitar o dia a dia do empreendedor na cidade.

Aparecida tem construdo uma relao muito propositiva com o empresariado. Ns entendemos que o empresrio um parceiro da administrao porque ele quem gera emprego e renda no municpio. Nossa administrao tem tentado e buscado desburocratizar as aes, facilitando a vida do empresrio porque a nica coisa que ele quer condies para trabalhar e Aparecida vem dando essas condies, destaca.

Ainda de acordo com o secretrio, outro fator que atra novos investidores a diversidade das atividades econmicas seja na indstria, comrcio ou prestao de servios. A infraestrutura encontrada nos polos tambm desperta interesse naqueles que chegam para investir na cidade.

Nossa matriz econmica, nos polos industriais, altamente diversificada e isso gera uma vantagem competitiva ao municpio. Quando uma atividade ou um grupo econmico vai mal os outros vo bem, e com isso gera maior competitividade. Ento qualquer empresa que chega vai encontrar uma diversidade de empresas para gerar mais negcios e um terreno frtil para que possa prosperar, aponta.

Empregos

Junto com a abertura de novas empresas Aparecida comemora ainda a gerao e manuteno de empregos formais. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, foram contratados mais de 44 mil trabalhadores com carteira assinada. Com isso, a cidade encerra o ano com mais de 102 mil trabalhadores registrados.

No primeiro semestre, perdemos diversos postos de empregos justamente por causa da pandemia, mas nos ltimos quatro meses conseguimos equilibrar os dados entre contrataes e demisses com a abertura de 3.937 novas vagas de trabalho. Aparecida vai muito bem graas ao trabalho e ao esforo do nosso povo e do empresariado, pontua Andr Rosa.

Destaque

Os nmeros favorveis da economia colocam Aparecida entre as cidades mais competitivas do Brasil e de Gois. Segundo ltimo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE), o municpio 78 no ranking nacional dos maiores PIBs. No cenrio estadual, ocupa a terceira colocao no ranking das cidades mais ricas sendo responsvel por 6,8% de toda riqueza produzida em Gois.

Nos ltimos anos, nossa cidade vem ganhando destaque no cenrio nacional e isso graas ao trabalho planejado da administrao que vem criando meios de facilitar a vida do empresrio. Os incentivos tambm so fatores que contribuem para encerrarmos esse ano com nmeros favorveis, explica o secretrio de Desenvolvimento Econmico, Marlcio Pereira.